Notícias > NAMORArte em Gouveia
Notícias


NAMORArte em Gouveia
24 de Julho de 2017

4 jovens ligados ao  NAMORArte ( o Ângelo, a  Cristiana, a Eva e a Marta) foram até Gouveia conhecer e sensibilizar jovens daquela cidade para o problema da violência no namoro!

Logo à chegada assistimos à devolução de uma ave, de um andorinhão, à natureza pelo CERVAS  - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.

A ação de sensibilização, precedida por uma visita ao museu da miniatura automóvel, decorreu na sede do CERVAS e envolveu 16 jovens: um grupo muito acolhedor, com elementos de diferentes idades, integrados num Campo de Férias organizado pelo Grupo Aprender em Festa (GAF) sobre o tema dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, no âmbito do CLDS3G de Gouveia - Projeto Integrar. A ação foi avaliada positivamente pelo grupo dinamizador e pelo grupo “sensibilizado”.

O grupo teve a oportunidade de participar no Fórum da Cidadania sobre o papel da família e dos jovens na promoção da Igualdade de Género, onde puderam ouvir a Cristina Vieira, professora na FPCE da Universidade de Coimbra, a Sandra Silvestre, técnica do projeto Roteiro da Cidadania da ANIMAR e Teresa Fragoso, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Fazendo intervenções muito vivas, claras e recorrendo a imagens, histórias e exemplos concretos as 3 oradoras prenderam a atenção das pessoas presentes.

 O grupo jovens ligado ao NAMORArte, acompanhado dos seus pares de Gouveia, partilharam, no Fórum, o resultado de uma dinâmica desenvolvida ao longo da tarde que pretendia chamar a atenção para condutas abusivas nas relações de namoro e promover o reconhecimento de aspetos que se valorizam e se devem cultivar nas relações afetivas.

No dia seguinte, dia 19 de julho, o grupo manteve-se em Gouveia e visitou o Vale Rossim, onde teve a possibilidade de contactar com jovens do projeto da Coolabora “Quero ser mais!” que partilharam o seu interessante trabalho de intervenção comunitária.

Regressámos com vontade de mais encontros e agradecemos muito ao GAF o convite e esta oportunidade tão rica de partilha de experiências e aprendizagens!