Notícias > NAMORArte … à conversa com crianças em férias
Notícias


NAMORArte … à conversa com crianças em férias
28 de Julho de 2017

O grupo de jovens do Projeto NAMORArte foi convidado a desenvolver uma ação de sensibilização sobre as questões de género destinada a um grupo de 35 crianças que frequentam o programa Férias (Cri)ativas promovido pela Camara Municipal da Golegã.

A ação decorreu na tarde do dia 26 de julho e constituiu-se como um desafio muito estimulante para o grupo do NAMORArte, cuja intervenção se dirige, sobretudo, a adolescentes e jovens.

Através das dinâmicas propostas, de situações concretas e do diálogo em pequenos grupos, a equipa constituída pela Bibi, Catarina, Inês, Luis, Marta e Rui, apoiada pelo Graal, propôs-se a passar as seguintes mensagens:

  • Não há brinquedos e brincadeiras só para meninos ou só para meninas! Todos têm o direito de brincar ao que quiserem, sem serem criticados por isso!
  • Não há profissões só para homens ou só para mulheres. Devemos ser livres para escolher as profissões de que gostamos e temos vocação.
  • Meninas e meninos, homens e mulheres devem colaborar nas tarefas domésticas. Todos as devemos partilhar!
  • Meninas e meninos têm sentimentos e têm o direito de os mostrar e de serem respeitados quando o fazem!
  • Os seres humanos (quer sejam do sexo masculino ou feminino) têm igual valor e devem ter os mesmos direitos e oportunidades!

Esperamos que as mensagens tenham passado! O grupo de crianças foi muito participativo, a partilha de opiniões e experiências foi espontânea e fluida!

Foi um gosto acolher este grupo de crianças no Centro do Graal da Golegã!