Atividade > Projectos a decorrer > “NAMORArte| por relações igualitárias e livres de violência”
Projectos a decorrer


“NAMORArte| por relações igualitárias e livres de violência”

O “NAMORArte| por relações igualitárias e livres de violência” é um projeto promovido pelo Graal, e destinado a jovens do distrito de Santarém, que pretende contribuir para prevenir e combater a violência no namoro.

Com este projeto o Graal dá continuidade ao necessário trabalho de alertar para as expressões múltiplas que assume a violência no namoro, para a magnitude e para as consequências deste problema. Este projeto vem criar mais espaços propícios ao questionamento de atitudes e discursos sexistas e de legitimação de comportamentos abusivos nas relações de namoro e dar a conhecer formas para lidar com o problema e os recursos de apoio disponíveis.

O NAMORArte baseia-se na educação de pares e utiliza a arte como ferramenta de intervenção. Prevê a estruturação de oportunidades de capacitação e sensibilização e a conceção e disseminação de materiais de sensibilização para os problemas da desigualdade e da violência de género. 

Atividades

- ações de sensibilização, em regime residencial, envolvendo grupos de rapazes e raparigas interessados em sensibilizar os seus pares para os problemas da desigualdade entre rapazes e raparigas e da violência no namoro.

- Iniciativas de sensibilização de pares, protagonizadas por rapazes e raparigas que participaram nas ações de sensibilização do projeto

- ateliers artísticos e exposição itinerante sobre o tema da violência no namoro que apresentará obras coletivas (vídeo, posters e meme’s) desenvolvidas por jovens em colaboração com artistas de diferentes áreas.

 -publicação sobre o tema da violência no namoro destinada a jovens

 - seminário final do projeto NAMORArte



Duração: novembro 2016 - setembro 2018


Materiais Elaborados:
Folheto ações de sensibilização

- Video "NAMORArte | as nossas convicções"
- Video "1ª ação de sensibilização do NAMORArte"









Outros Projetos a decorrer
  Banco de Tempo