O Solgaia para além fronteiras

Pensando com o Sol e amando com a Terra, vamos semeando em jardins a gota de água, que com ideias e práticas , esperamos possam contribuir para a sustentabilidade do Planeta e o cuidado pelos direitos das gerações futuras.

Tentamos escutar os ventos e os sinais e estar atentas às pistas que nos são perceptíveis, deixando-nos guiar pelo imprevisível…

Em fins de Abril estivemos em Salamanca e serra de Francia.

Jardines Del Robledo, na serra de Francia foram os primeiros poisos da actividade do SolGaia – em mês de Abril na esperança  de Sol favorável…

Contemplámos as 12 pausas en El jardin del tiempo. Plantas que falam, pedras que criam linguagens, ferros e madeiras que dialogam entre áceres, cores, formas esculturais… Os Jardines del Robledo são arte que maravilha e desconcerta pela imensa criatividade.

Que bonita maneira de dizer ELEMENTOS e NATUREZA!

Aguardava-nos um grupo que participava numa oficina sobre jardins e hortas verticais, com uma mestra destas artes, que se deslocou de Vigo e o Manolo,artista plástico que criou os Jardines Del Robledo.

A Susana e eu participámos nesta oficina  e todo o grupo participou na nossa oficina.

A nossa sessão foi a seguir ao almoço partilhado, depois do café.

Durante a manhã nuvens baixas esconderam o sol e assim não pudemos  exemplificar o funcionamento do forno solar.

Juntaram-se ao grupo um casal de fotógrafos que vieram para registar os eventos (jardins e fornos solares) e que acabaram também por participar na nossa apresentação do  powerpoint e alinharam na discussão que gerou.

Convidaram-nos para uma parceria. Mas na nossa próxima ida em fins de Maio concretizaremos melhor esta proposta.

Sonhamos poder integrar o SolGaia em espaços e com pessoas de bem-querer onde se faça a diferença com gestos comprometidos, com beleza e arte ! E novos contextos de um outro olhar e enquadramento estão a surgir  para o projeto.

 De Ponte de Lima (onde decorre um festival de jardins e hortas verticais) já no ano passado nos chegara o convite para estarmos  presentes com o SolGaia.

Dos protótipos de fornos solares artesanais aos mais tecnicamente sofisticados apresentados pelo SolGaia, dos jardins de flores e hortas orgânicas com arte, oferecem-se privilegiados contextos onde nos revemos numa aliança bonita de terra e céu que se querem juntos.


Manuela Afonso