Ecos de Natal - 17 e 18 de dezembro 2014 - Golegã

Nos dias 17 e 18 de Dezembro, na Golegã, viveram-se momentos especiais e muito ricos, não teria sido assim, sem a participação dos/as jovens do projeto ECO – Encontro com o Outro, que conseguiram acolher o desafio de viver dois dias das suas férias em ECOS de Natal. Foram momentos de encontros com a natureza, com a comunidade que vive mais só na Golegã, com jovens de outro continente, deste mundo em que habitamos e não menos importante, momentos de encontro entre nós.

Encontro com a natureza, através da participação no projeto Restolho, uma iniciativa da Agrotejo. Fizemos o “rabisco” de um campo de nabos, conseguiram-se 370kg de nabos, que foram encaminhados para o Banco Alimentar.

Encontro com as pessoas idosas que vivem sós na comunidade da Golegã, “Gestos de Afeto”, uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia da Golegã, à qual nos associamos. Na manhã de dia 18 de Dezembro, percorremos as ruas da Golegã e fomos batendo a algumas portas. Umas abriram-se, outras não: ou porque algumas pessoas já tinham partido para a “grande viagem”, ou porque simplesmente já não moravam ali, ou ainda porque tinham aproveitado a linda manhã de sol para caminhar pela Golegã. Ainda conseguirmos entregar 11 chocolates.

Encontro com o Grupo Juvenil do Graal Moçambique, via Skype. Neste encontro estabelecemos Pontes com África, foi um espaço de partilha das experiências de ambos os grupos, de reflexão sobre as nossas realidades, lançamento de pequenas pistas para desafios futuros e troca de danças tradicionais (pequenos passos… “marrabenta” e “fandango”).

Além destes três momentos altos de “encontros”, o encontro entre a equipa e os jovens e o encontro entre eles próprios, foram espaços fundamentais para irmos mais longe.