No dia 12 de novembro, o Terraço do Graal acolheu o Encontro Nacional do Banco de Tempo. Participaram neste Encontro pessoas vindas de Aveiro; Braga (Santa Maria de Braga); Cascais; Coimbra; Évora; Fernão Ferro; Lisboa (Lumiar e Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos); Portela; Póvoa de Varzim; Quarteira e Santa Maria da Feira. De outras localidades chegaram mensagens e contributos que recuperámos ao longo deste Encontro.
Durante a manhã partilharam-se histórias significativas e inspiradoras de membros do Banco de Tempo, analisaram-se dificuldades vividas, avaliaram-se dinâmicas e outros encontros realizados, ao longo de 2015, e pensaram-se aspetos estratégicos para melhorar o funcionamento e a comunicação no interior do movimento Banco de Tempo em Portugal.
Na parte da tarde, Maria do Loreto Paiva Couceiro trouxe o tema dos refugiados: falou-nos da condição dramática das pessoas que, para escapar à guerra, deixam tudo para trás e arriscam as suas vidas em viagens que fazem em condições desumanas. Desconstruiu mitos e medos relativamente aos refugiados e deixou uma mensagem de esperança na possibilidade da sociedade portuguesa se enriquecer ao acolher pessoas que são depositárias de saberes, experiências, significados e valores diferentes.
Maria do Loreto apresentou também a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), na qual representa o Graal e houve ainda tempo para a apreciação de uma carta-proposta dirigida às organizações anfitriãs, na qual se apresenta a disponibilidade do Banco de Tempo para colaborar no acolhimento e na integração das pessoas refugiadas.
Foi um dia produtivo, favorável ao estreitamento dos laços e que nos sintonizou com um dos grandes desafios do nosso tempo.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.