Encontro em Coimbra com Roni Ben Efrat

No seguimento de uma longa colaboração entre o Graal/Banco de Tempo com o CIDAC, a 24 de novembro a Casa da Esquina recebeu Roni Ben Efrat. A representante da organização Sindyanna of Galilee veio a Coimbra num fim de tarde de tempestade partilhar o trabalho desta organização israelo-árabe, liderada por mulheres e promotora do Comércio Justo.

Numa calorosa e animada sessão, tomamos conhecimento do extraordinário e inspirador trabalho realizado pela Sindyanna of Galilee, uma associação sem fins lucrativos criada em 1993, liderada por mulheres Israelitas e Palestinianas que partilham uma visão de coexistência pacífica, que promove o conceito de “negócios para a paz” e o Comércio Justo em Israel.

Tudo começou por um grupo de pessoas ligadas a um sindicato que consideraram fundamental apoiar os agricultores árabes a comercializar os seus produtos artesanais, em particular o azeite e os sabonetes de azeite. Ao longo dos anos, foi promovendo vários projectos visando a recuperação e modernização da agricultura tradicional árabe, o empoderamento das mulheres, a convivência árabe-judaica e o comércio justo. Um dos seus projectos de maior esforço e visibilidade foi a transformação, ao longo de uma década, de um enorme terreno abandonado no primeiro, e muito produtivo, olival judaico-árabe de produção biológica. Na Galileia, construiu um Centro de visitantes, montra e loja dos seus produtos, que recebe turistas locais e estrangeiros e onde mulheres judias e árabes trabalham em pé de igualdade. Canalizando os seus lucros para o empoderamento de mulheres árabes, a  Sindyanna of Galilee já apoiou diretamente várias centenas de mulheres, promovendo a sua autonomia económica e financeira através de programas de formação e de emprego em que mulheres ensinam e trabalham com mulheres.

Após a apresentação da organização, seguiu-se um tempo de debate, com a conversa a estender-se para a extrema complexidade geo-política da região, o aumento das clivagens e dos antagonismos entre as partes e para a tentativa de se encontrar formas de se ser contra corrente: construindo activamente uma cultura de respeito mútuo, gerador de paz, justiça e inclusão.

Se quiserem apoiar este projecto em Portugal, os sabonetes de azeite comercializados pela Sindyanna estão à venda na loja do Comércio Justo do CIDAC!