Realizou-se, nos dias 29 e 30 de junho, a segunda ação de sensibilização do projeto NAMORArte, reunindo um grupo de 22 jovens da Chamusca, Golegã, Montargil e Ponte de Sor, que se empenham na sensibilização dos seus pares para o problema da violência no namoro e da discriminação com base no sexo.
Houve, nesta ação, espaço para a partilha e avaliação das diferentes iniciativas desenvolvidas pelo grupo nas diferentes localidades de onde provêm e que envolveram já algumas centenas de jovens.
Ao longo destes dois dias, através de diferentes dinâmicas propostas, aprofundou-se a discussão sobre as consequências da violência do namoro, questionaram-se conceções do amor romântico, bem como atitudes e discursos que legitimam e desculpabilizam comportamentos de abuso nas relações de intimidade.
Esta ação foi também uma oportunidade para o aprofundamento do problema da discriminação baseada no sexo. Distinguiu-se sexo e género, analisaram-se criticamente preconceitos e estereótipos de género, refletindo sobre o impacto dos mesmos nas escolhas individuais e nas oportunidades de realização plena de todos os seres humanos.
Preparam-se, em conjunto, materiais de sensibilização que partilharemos em breve!
Houve momentos de convívio e tivemos o privilégio de conhecer a Casa Relvas, uma visita guiada que nos foi oferecida pela Câmara Municipal da Golegã.
Foram dois dias intensos na partilha de experiências e ideias, ricos em interações e descobertas e muito, muito divertidos!
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.