Agora é que são elas | Mulheres na edição

No dia 16 de outubro, teve lugar a 5ª Conversa “Agora é que são elas”, uma organização Graal e Casa da Esquina, em Coimbra. Desta vez, o tema foi “Mulheres na Edição”, com Cecília Silveira (da Sapata Press) e Elsa Ligeiro (da Alma Azul).

 As perguntas orientadoras da sessão foram as seguintes: A atividade editorial é dominada por homens? Como se sentem as mulheres neste meio? Como são vistas? Que obstáculos ou vantagens sentem? O que/que autores editam? Além destas, houve oportunidade para abordar outras questões e para a partilha, por parte das duas editoras, das suas histórias. As Editoras sublinharam a preocupação na edição de Autores, particularmente Autoras, contribuindo, desta forma, para dar visibilidade e voz às mulheres nas artes.

 Proporcionou-se igualmente a divulgação das edições de ambos os projetos editoriais.
Paralelamente, assistiu-se a uma exposição de posters e à venda de edições da Sapata, assim como à distribuição de cartazes “Marielle Presente”, replicando uma iniciativa da Editora Motta Press, que teve lugar em São Paulo, e que consistiu na distribuição gratuita de cartazes por ocasião da morte da ativista feminista Marielle Franco.