Dia da rapariga na Sertã

O Dia Internacional das Raparigas deve ser comemorado nos vários cantos do mundo, por ser importante continuar a consciencializar sobre as questões de género e direitos das raparigas e mulheres.

Com o objetivo de informar e de iniciar a sensibilização nas questões de género no Agrupamento de Escolas da Sertã, no passado dia 11 de outubro, foi realizada uma exposição com materiais informativos sobre o Dia Internacional das Raparigas em três escolas do agrupamento. Cada escola é frequentada por uma faixa etária diferente, desde o 1º ciclo até ao secundário.

Na exposição foi possível ler informação sobre a razão de existir o Dia Internacional da Rapariga, ver algumas fotografias e ler pequenas bibliografias de jovens ativivistas com um impacto mundial, como a Malala, a Greta, a Amika George e a Emma González, e ainda ler testemunhos de raparigas envolvidas em projetos do Graal em diferentes países (Brasil, Moçambique, Tanzânia e EUA), sobre “Como é ser rapariga no meu país”. Também existiu um espaço onde as raparigas de cada escola puderam partilhar como se sentem enquanto raparigas e a recomendação de visualização do filme: “Period. End of Sentence”.