Uma partilha intergeracional de reflexões sobre liderança: eis o mote para a sessão “Tecer mudanças: encontro entre raparigas e mulheres sobre Lideranças no Graal”, que se realizou no passado dia 15 de abril, através da plataforma Zoom. Esta reunião, idealizada para que as raparigas que participam no programa Young Women Leadership Training, do Graal Internacional, partilhassem algumas das suas reflexões sobre liderança, juntou quase três dezenas de mulheres. O encontro, que se iniciou pelas 18h, foi dinamizado por jovens que têm participado em iniciativas do Graal e reuniu pessoas das várias gerações que compõe este movimento de mulheres.
O objetivo era reunir participantes de várias idades e contextos e dar asas a um momento de partilha, cumplicidade e intimidade, enquanto se escutavam as reflexões sobre liderança das raparigas que participam no programa Young Women Leadership Training, do Graal Internacional. Estas reflexões, que foram desenvolvidas e solidificadas no decurso de entrevistas que as jovens realizaram previamente a mulheres do Graal em Portugal, foram o plano de fundo para uma conversa desempoeirada e inspiradora, que nem a distância pôde esmorecer.
Para além dos momentos de partilha por parte das jovens entrevistadoras e das mulheres entrevistadas, a sessão contou ainda com uma atividade dirigida a todas as presentes. Com o propósito de descobrir o tipo de liderança desejado por todas, as participantes foram convidadas a pensar sobre uma mulher do Graal que considerem uma líder inspiradora e, posteriormente, partilhar uma característica que associam à forma de liderar da mesma, sem nunca revelar a sua identidade. Dessa dinâmica surgiram palavras como “sabedoria”, “corajosa”, “gentileza”, “acolhedora”, “sororidade” ou “força interior” que se percebeu serem fragmentos pertencentes a todas as mulheres presentes.
A sessão surgiu no âmbito do projeto Roda das Raparigas 3.0, financiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (ao abrigo do Apoio Técnico e Financeiro às ONGM). Este é um projeto de continuidade, que iniciou em 2018 e tem envolvido raparigas e jovens mulheres de várias iniciativas do Graal.
Notícia por Sofia Moreira
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.