Maria Mire com Jovens no Terraço
No último encontro de Jovens no Terraço foi exibido o filme “Clandestina” a que se seguiu uma interessante conversa com a realizadora, Maria Mire.
Esta é uma iniciativa destinada a jovens com vontade de pensar criticamente a realidade e procurar alternativas ao modo como vivemos. Trata-se de um ciclo de encontros no terraço do Graal, em Lisboa, destinados a jovens. São encontros interativos, favoráveis ao diálogo e à aprendizagem, partindo das questões do mundo significativas para jovens.
A “agenda” dos encontros é definida com o contributo do grupo e incluem problemáticas como: pobreza e exclusão social, consumismo, degradação ambiental, alterações climáticas, redução da biodiversidade, desigualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, racismo e xenofobia, tensões sociais, insegurança, desemprego, fragmentação social, etc.
Cada um destes encontros é iniciado e enriquecido com a intervenção de pessoas convidadas que partilham os seus pontos de vista e experiências sobre os temas em análise.
No último encontro de Jovens no Terraço foi exibido o filme “Clandestina” a que se seguiu uma interessante conversa com a realizadora, Maria Mire.
No dia 9 de maio realizou-se uma sessão sobre as desigualdades de género nas organizações da juventude. Nesta participaram 41 pessoas ligadas a 24 organizações e coletivos juvenis.
Um grupo de jovens teve a oportunidade de escutar e dialogar com Isabel do Carmo.
O grupo de jovens do Terraço juntou-se novamente, desta vez para uma conversa sobre história e cultura do povo cigano e sobre ciganismo.
Na sessão, na qual se recorreu à fotografia histórica para desinstalar a imagem de Portugal como bom colonizador, participaram 25 jovens.
O grupo de jovens que habitualmente se junta no terraço voltou a reunir-se. Conversámos sobre a “cidade invisível” com António Brito Guterres.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.