O Tempo EDas Crianças
Sobre o projeto
O Tempo EDas Crianças: processos de Educação para o Desenvolvimento em espaços de educação não formal é um projeto da iniciativa do Graal e da Fundação Gonçalo da Silveira, em parceria com o Centro Social da Musgueira e com a 123 Macaquinho do Xinês.
Removendo barreiras à participação das crianças, este projeto pretende criar condições para que possam contribuir e comprometer-se com a construção de realidades mais solidárias, justas e sustentáveis. Tem, mais especificamente, como objetivo “Criar condições para a ampliação e intensificação da participação cidadã das crianças, a partir de práticas de ED realizadas em espaços de educação não formal.”
Ao longo deste projeto trabalharemos com dois grupos: um grupo com crianças que frequentam o primeiro ciclo do Ensino Básico e um segundo grupo constituído por pré-adolescentes. O grupo das crianças mais novas participa num ciclo de sessões que potencia a aprendizagem e a reflexão sobre as questões do consumo responsável e é esperado que se empenhem no desenvolvimento de uma campanha de sensibilização. O segundo grupo participa num outro ciclo de sessões nas quais se problematiza o consumismo e se exploram formas de economia alternativas. A este grupo é proposto que se envolva ativamente na experimentação de iniciativas económicas não monetarizadas: feiras de trocas e banco de tempo.
Os dois grupos terão oportunidades de diálogo com grupos de crianças de diferentes geografias e de realização de um programa de rádio, a partir da reflexão e das práticas desenvolvidas.
Para retratar e disseminar as aprendizagens do projeto será criado um recurso audiovisual, dinamizados workshops destinados a agentes educativos e será realizado um seminário final.
Ao longo do projeto, recorremos a metodologias participativas que estimulam a expressão, o desenvolvimento do pensamento crítico, a ação colaborativa e a reflexão a partir da experiência.
O Tempo EDas Crianças conta com o apoio financeiro do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, terá uma duração de dois anos, tendo começado no início do ano letivo de 2022/2023 (setembro de 2022) e prevendo-se que termine a 31 de agosto de 2024.
MAIS INFORMAÇÃO
Podcast “Para não falarmos só de pampilhos“, do grupo de crianças da Mediateca
Podcast “O Tempo EDas Crianças ATL“, do grupo de crianças do ATL
Recurso audiovisual “Banco de Tempo dinamizado por crianças na Musgueira“
Publicação “O Tempo é das Crianças: Guia prático para a criação de Bancos de Tempo dinamizados por crianças“
Recurso audiovisual “Construção de um podcast com crianças – ideias para promover a participação”
O que já aconteceu

Workshop sobre a participação das crianças na Universidade de Aveiro
No dia 25 de outubro, realizou-se, no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, em parceria com o cidtff – Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, um workshop sobre a participação das crianças.

Sessão online “Banco de Tempo com Crianças”
No passado dia 22 de outubro, realizou-se o sessão online “Banco de Tempo com Crianças”, que contou com a presença de 17 pessoas.

Guia prático para a criação de Bancos de Tempo dinamizados por crianças
Encontra-se disponível um guia prático sobre a experiência de um Banco de Tempo gerido por crianças no Centro Social da Musgueira, em Lisboa.

Encontro “O tempo é das crianças: práticas e perspetivas sobre a participação na infância”
Realizou-se nos dias 18 e 19 de outubro, no Centro Social da Musgueira, o encontro final do projeto “O Tempo EDas Crianças”.

Inscrições abertas “Encontro | O tempo é das crianças: práticas e perspetivas sobre a participação na infância”
No dia 19 de outubro, vai realizar-se o encontro final do projeto O Tempo EDas Crianças.

Workshop sobre participação das crianças na ESE – Instituto Politécnico de Lisboa
No dia 30 de setembro, realizou-se no salão nobre da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (ESELx) um workshop sobre a participação das crianças, no qual estiveram presentes 29 estudantes.