Nos dias 12 e 13 de abril realizou-se o encontro “Por um mundo mais Justo e Sustentável”*, no centro do Graal, na Golegã. O encontro contou com 21 participantes do Centro Social da Musgueira e da Escola Básica e Secundária da Chamusca.
No primeiro dia, feitas as apresentações, o grupo refletiu acerca da sociedade de consumo. Através de dinâmicas que incentivam a participação, abordaram-se as causas do consumismo, os problemas que dele derivam e o que é preciso mudar no futuro. O grupo contactou com um conjunto de testemunhos de intervenientes nas várias fases do processo de produção e consumo. Ao fim da tarde, em pequenas equipas, as e os participantes fizeram um peddy paper pela Golegã.
No segundo dia, pela manhã, decorreu um festival de curtas-metragens. As/os participantes assistiram e avaliaram seis curtos vídeos que problematizam o consumismo, abordando tópicos como a publicidade, a obsolescência programada e percetiva, o consumo excessivo de plástico, etc. De seguida, o grupo respondeu ao quizz “As desigualdades no mundo do consumo”. De tarde, apresentou-se o conceito de Comércio Justo e o grupo refletiu sobre as razões pelas quais é melhor viver num mundo onde predomine esta forma de comércio.
A avaliação feita pelas/os participantes foi muito positiva. O encontro ficou marcado pelo envolvimento ativo do grupo e pelo entusiasmo que imprimiram nas atividades.
* Foi realizado no âmbito do projeto O Tempo EDas Crianças, promovido pelo Graal e pela FGS em parceria com o Centro Social da Musgueira e o 1, 2, 3 Macaquinho do Xinês, com o apoio financeiro do Instituto Camões I.P.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.