Projeto Interseções II conclui curso de formação de docentes
No dia 7 de junho decorreu a última sessão do curso de formação contínua de docentes sobre “Educação para o Desenvolvimento e Igualdade entre Mulheres e Homens”, promovido pela Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), no âmbito do Projeto Interseções II, destinado a profissionais de educação de infância e a docentes dos ensinos básico e secundário.
Com a duração de 27 horas, distribuídas por 10 sessões online e em horário pós-laboral, contou com a participação de 19 docentes, de todos os ciclos de escolaridade: 6 educadoras de infância; 2 docentes do 1º ciclo; 6 docentes do 2º ciclo; 1 docente do 3º ciclo e 4 docentes do ensino secundário. No seu conjunto, o grupo de docentes pertencia a diferentes áreas curriculares (línguas, matemática, ciências experimentais, ciências sociais e humanas, expressões, informática, cidadania e desenvolvimento), sendo proveniente de 16 unidades educativas: a Escola Secundária José Falcão (Coimbra), os Agrupamentos de Escolas de Abação (Braga), de Fajões (Aveiro), de Pombal (Leiria), de Trancoso (Guarda), de Penela (Coimbra), de Pedrouços (Porto), José Sanches e S Vicente da Beira (Castelo Branco), Barbosa Du Bocage, Sebastião da Gama, Daniel Sampaio e José Saramago (Setúbal), Leal da Câmara (Lisboa), António Nobre e Dr. Machado de Matos (Porto) e, ainda, a Creche da Chainça, da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior (Santarém).
Integrou uma forte componente prática que incluiu a experimentação do recurso educativo “Interseções: Igualdade entre Mulheres e Homens e a Educação para o Desenvolvimento”, e cada docente apresentou uma proposta concreta de integração das propostas pedagógicas daquele recurso na sua prática, de acordo com as faixas etárias do seu grupo de crianças ou das suas turmas, do ciclo e ano de escolaridade (do pré-escolar ao 12º ano) e das disciplinas que leciona ou projetos que dinamiza. Mais uma vez, foi possível constatar a aplicação e adaptação das propostas do recurso Interseções aos diferentes contextos escolares, ficando evidentes as potencialidades do tema da Igualdade entre Mulheres e Homens na integração disciplinar e na articulação curricular horizontal e vertical, ao estimular o trabalho colaborativo e multidisciplinar entre docentes e a articulação pedagógica entre os diferentes ciclos de escolaridade.
Ao longo de dois meses, esta formação constituiu-se como um espaço de reflexão e de partilha sobre a relevância e pertinência da Igualdade entre Mulheres e Homens e, em particular, da mais valia do recurso educativo Interseções, na promoção, em contexto escolar, de vivências quotidianas de uma cidadania, atenta e corresponsável pelo bem comum e, imperiosamente, alicerçada na construção da Igualdade entre Mulheres e Homens, eixo estruturante de uma Educação para o Desenvolvimento no quadro da Cidadania Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pela ONU.
A formação de docentes que agora terminou foi a segunda atividade do projeto Interseções II, que decorre de janeiro a setembro de 2023 com o apoio financeiro do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
A dinamização desta formação esteve a cargo da equipa do Projeto Interseções II, mobilizando todas as suas organizações parceiras: Isabel Cruz e Teresa Alvarez, da CIG, Eliana Madeira, do Graal, La Salete Coelho, da ESE do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Maria João Cardona, da ESE do Instituto Politécnico de Santarém e Teresa Pinto, da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.