Entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro, reuniu-se em Măguri-Răcătău um grupo de 15 pessoas, 6 das quais portuguesas, ligadas a organizações da juventude para o curso de formação “OBLIO in action: mainstreaming gender equality in youth organizations“.
Participaram neste curso organizações romenas, portuguesas e espanholas de várias áreas de intervenção: ONG, núcleos de estudantes, associações ligadas ao desporto, à cultura, à educação, à promoção da participação juvenil, à interculturalidade, etc. A formação teve como principal objetivo capacitar as/os representantes dessas organizações no sentido de as tornarem contextos mais igualitários e ativos na promoção da igualdade.
Para isso, e recorrendo a metodologias que incentivam a participação e o diálogo, o grupo aprofundou a reflexão sobre as desigualdades entre raparigas e rapazes, mulheres e homens: clarificou conceitos, discutiu perspetivas e contactou com dados sobre a situação atual do fenómeno; pensou sobre as necessidades específicas da juventude e imaginou um mundo em que as desigualdades não existissem.
Uma parte do encontro foi também dedicada a experimentar o recurso “Passo a passo até à igualdade: um guia para organizações da juventude“, desenvolvido no âmbito do projeto e que em breve divulgaremos. Neste guia, encontram-se várias ferramentas que procuram orientar as organizações da juventude no sentido da igualdade em seis dimensões: reconhecimento da relevância do problema; liderança e uso da palavra; comunicação; assédio moral e sexual; atividades e recursos humanos. O recurso inclui um questionário de autodiagnóstico das práticas internas e externas das organizações, propostas de medidas a adotar pelas organizações, exemplos de boas práticas nos três países da parceria e uma matriz para apoiar o desenvolvimento de um plano para a igualdade.
Houve ainda a intenção de que as/os participantes adquirissem competências de planeamento e dinamização de sessões sobre uma temática do seu interesse dentro da problemática das desigualdades, na expectativa de que o façam no regresso às suas organizações. Para isso, apresentaram-se várias metodologias de facilitação de grupos e reservou-se tempo para que as/os participantes pusessem em prática as ações planeadas.
Ao longo dos sete dias de formação, o grupo partilhou experiências e ideias e foram-se estreitando os laços entre cada participante. A semana ficou marcada pela energia, boa-disposição e motivação de todas as pessoas, que se mostraram empenhadas em transformar as suas organizações de pertença no regresso a casa.
—
O projeto OBLIO é promovido pelo Centrul de Voluntariat Cluj-Napoca, em parceria com o Graal e com a Cazalla Intercultural. É cofinanciado pela Comissão Europeia.
#ErasmusPlus #EuropeanUnion #genderequality
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.