Segundo encontro residencial do Sem Sombras


Nos dias 2 e 3 de abril, decorreu, no Centro do Graal na Golegã, o segundo encontro residencial do projeto Sem Sombras. Este encontro contou com a participação de um grupo de jovens da Chamusca, Ponte de Sor, Constância e Alpiarça.

No primeiro dia, dedicou-se a manhã ao reencontro e interconhecimento do grupo, ao enquadramento do projeto Sem Sombras e à partilha, pelos grupos de jovens da Chamusca e de Ponte de Sor, sobre as ações que implementaram e pretendem implementar nas suas escolas tendo em vista a sensibilização dos seus pares. Na parte da tarde, acolheu-se o ator Eduardo Frazão, que trabalha com o Teatro do Oprimido, uma metodologia teatral que tem no horizonte a transformação social. A sessão teve uma componente muito prática: foram vivenciados diferentes jogos teatrais e dinâmicas de grupo, houve espaço de diálogo sobre o vivenciado e foram representadas situações de desigualdade entre mulheres e homens. Seguiu-se uma noite animada que incluiu uma caça aos ovos pela casa!

No segundo dia, o grupo revisitou as situações de desigualdade que criara e representara no dia anterior, analisando causas e consequências. Desta forma, exploraram-se as raízes de situações como a discriminação no mercado laboral, assédio sexual e sobrecarga das mulheres com responsabilidades domésticas e de cuidado, procurando perceber que consequências estas podem ter tanto para as mulheres como para os homens.

As e os jovens dedicaram-se, ainda, ao planeamento de ações a implementar nas suas escolas de forma a sensibilizar as e os jovens das suas comunidades para as temáticas trabalhadas.

Foram dois dias muito animados e participados, foi muito bom rever caras amigas e acolher novas pessoas ao grupo. Com entusiasmo dissemos adeus com a perspetiva de nos encontrarmos nas comunidades destas e destes jovens antes do próximo encontro!