
Da Ascensão ao Pentecostes
A Rede Internacional de Espiritualidade do Graal propõe um retiro na vida quotidiano para (re)descobrirmos o silêncio e a quietude entre a Ascensão e o Pentecostes.
Na raiz do nosso desejo e procura, dizemos: “Deus é o mistério central das nossas vidas, Criador de todo o universo.”
Símbolo do nosso movimento fala da atitude profunda do humano perante o Divino, a atitude de receptividade.
Aberto, o cálice permanece vazio pronto a receber, ansioso por ficar cheio. Possamos nós ficar diante de Deus, diante do Mistério. Assim, numa profunda consciência do facto que toda a nossa vida e cada minuto dela é um dom do amor de Deus…
Conscientes que só por nós somos vasos vazios, mas confiantes no constante transbordar do amor de Deus.
Possamos todas nós ser capazes de dizer e repetir uma e outra vez no reconhecimento do amor de Deus:
«A minha taça transborda»
Na busca deste cálice – diz-nos a lenda – estar na presença do Graal sem se perguntar: o que é que isto significa?; o que é que isto significa para mim? É passar ao lado da realidade da vida.
O nosso compromisso no mundo, numa atenção aos sinais dos tempos e numa presença que procuramos que seja activa e actuante, faz-nos responder às necessidades que reconhecemos prementes, de mais justiça social, mais aceitação da diversidade nos modos de ser e de pensar nas sociedades contemporâneas, mantendo um olhar atravessado pela Esperança e acreditando que é possível um mundo mais habitável para todos, onde cada Pessoa tenha lugar.
A Rede Internacional de Espiritualidade do Graal propõe um retiro na vida quotidiano para (re)descobrirmos o silêncio e a quietude entre a Ascensão e o Pentecostes.
Entre os meses de Janeiro e Abril, o Graal reuniu-se, no contexto dos seus Grupos de Pertença, para fazer esta caminhada sinodal proposta à Igreja pelo Papa Francisco. Para o efeito, o Movimento desenvolveu um conjunto de guiões que ajudam a reflectir cada um dos temas sugeridos nos documentos oficiais do Sínodo 2021-2023, e que aqui partilhamos.
«Este é o dia que o Senhor fez, nele cantemos e nos alegremos.» O Graal deseja a todas e a todos uma Santa Páscoa!
Quem é esta mulher que encontrou Jesus junto do poço de Jacob? Que nos diz hoje a sua história, sobretudo, neste tempo quaresmal?
Na oração, no jejum, na caridade Maria foi perfeita. Maria é a pessoa perfeitamente realizada. No sim de Maria cabem todos os nossos sins.
Ana tem uma aparição breve na Bíblia. Dá para perceber que era uma mulher respeitada, conhecida, filha de Fanuel, da tribo de Asser, e a quem reconheciam profetisa.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.