Celebração dos 25 anos do Graal e Moçambique

Foi com muita alegria que a 25 e 26 de setembro, o Graal se reuniu num encontro internacional em Moçambique, para celebrar os 25 anos desta grande família nesse país. Estes dois dias de festividades reuniram cerca de duas centenas de pessoas, as mesmas que durante estes 25 anos foram “dando e recebendo” nos contextos criados pelo Graal no Centro de Maputo. A estes intervenientes juntaram-se membros do Graal vindos dos Estados Unidos, México, Alemanha, Papua Nova Guiné, África do Sul, Angola, Portugal, e do ILT, a direção internacional do Graal. E todos, e todas, em conjunto, celebraram ao som e ritmo africano de “Elas dão as mãos, cuidam, sonham e celebram”, música composta especialmente para o evento. Do Graal em Portugal, que mobilizou meios para o início do Graal em Moçambique, e o apoiou no seu crescimento, estiveram presentes 4 pessoas.

Durante estes 25 anos, as mulheres do Graal em Moçambique têm sido uma presença ativa, desenvolvendo várias ações em resposta aos desafios locais e também globais, sempre com atenção à essência da forma de ser e estar moçambicana. As suas iniciativas contribuíram para a dinamização dos meios culturais, promovendo a reflexão crítica e a recriação de pensamento. Entre as ações mais recentes conta-se a formação de jovens num contexto internacional, e os encontros de sexta e sábado, que contam com a presença regular de personalidades artísticas e literárias moçambicanas.

A prioridade dada pela equipa do Graal de Moçambique ao respeito e valorização da vida  humana, tendo sempre como referência o que de mais autêntico emerge das tradições, tem contribuído certamente para que cada vez mais a sociedade moçambicana agarre o destino nas suas próprias mãos, confirmando sem dúvida esta equipa como um nó firme na Rede Internacional do Graal.