Carta aberta dá voz a imigrantes

A Carta Aberta “Precisamos Interligar!”, que resultou do projeto “Reforçar o Contributo das Migrações para o Desenvolvimento”, está agora em fase de ser apresentada aos actores e decisores chave na área das migrações e do desenvolvimento. Esta carta foi o resultado de um trabalho coletivo que envolveu representantes de Associações de imigrantes e dois grupos de imigrantes reunidos pelo Graal, um dos quais constituído apenas por mulheres, no seu conjunto provenientes de 13 países (Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, India, México, Moldávia, São Tomé e Príncipe, Roménia, Senegal e Ucrânia).

As diversas perspetivas sobre a contribuição dos migrantes para o desenvolvimento presentes na carta, assim como as propostas concretas para o seu reforço, foram recolhidas e discutidas no contexto de entrevistas e encontros presenciais ao longo de cerca de um ano, e reunidas na Carta Aberta.

Os seus destinatários e a melhor forma de os abordar, tendo em vista chamar a atenção para esta questão, foram também coletivamente acordados. O objectivo final é chegar-se à implementação concreta de medidas por parte das instâncias de poder decisor, que facilitem o contributo dos migrantes para o desenvolvimento, bem como o reconhecimento por partes dessas instâncias desse mesmo contributo.

Convidamo-lo a ler a carta aberta aqui, e a alargar a sua visão sobre as contribuições dos migrantes para os seus países de origem e sobre o que poderá ser feito para as reforçar.