O Grupo Girl Effect Portugal tem vindo a desenvolver uma série de iniciativas que, visando ao mesmo tempo consciencializar para as desigualdades entre homens e mulheres, sobretudo a nível de oportunidades e de acessos, tem também como objetivo a angariação de fundos para o financiamento das suas atividades e projetos. De entre estes, a ida de duas raparigas à reunião anual da Commission on the Status of Women, que decorre de 27 de fevereiro a 9 de março em Nova Iorque, é o projeto que o grupo mais se tem dedicado a levar avante. A CSW sob a alçada das Nações Unidas, é o principal órgão a nível mundial que se dedica exclusivamente à igualdade de género e aos direitos das mulheres, servindo essa reunião para avaliar progressos nas ações desenvolvidas globalmente, identificar desafios e estabelecer iniciativas a desenvolver no ano seguinte.
Para que o Girl Effect Portugal possa estar representado nesse evento tão significativo, o grupo organizou em novembro um ciclo de curtas-metragens com o título “Crianças Invisíveis” no Terraço do Graal. Este ciclo terá a sua continuidade em data a anunciar, e terá o custo de 3 euros (2€ para estudantes).
Paralelamente, e para o mesmo efeito, estão a ser realizados diversos eventos informais no Terraço, Centro do Graal em Lisboa, que estão previstos para continuar a partir do início do próximo ano. Aulas de yôga, dança, fitness e tai-chi poderão ser encontradas semanalmente no Terraço, com o custo individual de 4 euros.
Foram também produzidos alguns materiais que estão à venda e podem ser consultados aqui e encomendados para o email girleffectportugal@gmail.com.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.