O Projeto Raízes, Chão e Horizontes realizou, a 8 de Junho de 2013, no Centro do Graal na Golegã, o primeiro workshop utilizando a metodologia”aprendizagem pela conversa”.
Um grupo de 20 pessoas dos concelhos da Golegã, da Chamusca, de Abrantes e de Santarém abordaram a temática “re-aprender , re-organizar – a caminho de um novo paradigma?”. Como ponto de partida, dois textos-desafio: “A arte da lentidão”, de José Tolentino Mendonça, e “ Democracia em Movimento”, de Maria de Lourdes Pintasilgo (publicados na Revista do Expresso de 25 de Maio de 2013 e na Revista Visão de 11 de Dezembro de 2003, respetivamente); e ainda o “Caderno de Trabalho – Propostas de literacia para a igualdade de género e a qualidade de vida”, da Fundação Cuidar O Futuro.
A conversa fez-se de saberes e de ideias emergentes, às vezes permitindo o silêncio a fazer vibrar novos sentidos. Conversar com o objectivo de “encontrar novos sentidos” e “deixar emergir novos conhecimentos” para construir um olhar crítico sobre a realidade e promover novas práticas foi o que aconteceu naquela tarde de sábado.
Surgiram ainda possibilidades de concretização de ideias emergentes, traduzidas em projetos diferentes, quer continuando a dinâmica da aprendizagem pela conversa, quer projetos de parceria entre estruturas da Comunidade.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.