Ecos do encontro nacional do Banco de Tempo no outono

No dia 28 de Novembro realizou-se, no Terraço do Graal, o Encontro Nacional do Banco de Tempo no Outono. Participaram os Bancos de Tempo de Abrantes, Barcelos, Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos, Cascais, Coimbra, Évora, Lousã, Lumiar, Portela, Quarteira, Santo António dos Cavaleiros, e os Bancos de Tempo em processo de constituição de Sines e Santa Maria da Feira. Do Funchal, de Valongo e da Póvoa de Varzim (Basílica) chegaram contributos escritos.
Para além da habitual partilha sobre as dinâmicas em curso nos diferentes Bancos de Tempo, aprofundaram-se temas do projecto “Banco de Tempo e Comércio Justo : Reforçando Outras Economias”, financiado pelo Camões IP e desenvolvido no contexto de uma parceria entre o Graal e o CIDAC. Contou-se, neste Encontro, com a intervenção de Stéphane Laurent, do CIDAC, que enriqueceu o conhecimento das pessoas participantes sobre o Comércio Justo e estimulou a reflexão crítica sobre o modelo socioeconómico dominante.
Houve ainda tempo para a apresentação do Projecto “Banco de Tempo Ativo: Reforçando Redes Sociais Comunitárias”, desenvolvido em parceria com o CESIS e financiado pelo Programa Cidadania Ativa – EEA Grants, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Foi um encontro muito participado e produtivo!