Sensibilização contra a violência no namoro - Santarém

No passado dia 11 de Dezembro de 2013, realizou-se mais uma iniciativa de sensibilização no âmbito do projeto Entra mais em Acção Contra a Violência no Namoro, na Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, contando-se com o apoio da Escola e da Associação de Estudantes.

Começou-se com um flash mob preparado por jovens ligados ao projecto, apoiados pelo encenador Carlos Oliveira. Dramatizou-se uma situação de violência num casal de namorados e, para que não faltasse realismo à situação, até a polícia interveio. Entretanto, um grupo, vestindo t-shirts do projecto onde estavam inscritas frases contra a violência no namoro, foi-se aproximando e fazendo um círculo em torno da vítima. Tudo aconteceu em simultâneo com um concerto de Natal, com Marta Vitorino e o Tiago Salvador, que encheu o átrio da biblioteca.
Seguiu-se uma apresentação do Projecto por uma jovem e um jovem que nele participam ativamente: partilharam razões para “entrarmos mais em acção”, chamaram a atenção para os diferentes tipos de violência no namoro, explicaram o ciclo da violência e deram orientações sobre o que se pode fazer quando se vive ou se conhece uma situação de violência no namoro.
De imediato, seguiu-se um atelier de decoração de T-shirts contra a violência no namoro, dinamizado com o apoio de duas profissionais do projecto educativo da livraria Aqui há Gato. Entre riscos e rabiscos, surgiram pinceladas coloridas que deram vida a imagens poderosas e a palavras de alerta, resultando assim 29 fantásticas produções!

No final, os e as participantes votaram a t-shirt mais bem conseguida, tendo em conta o potencial de sensibilização e critérios estéticos. As três t-shirts mais votadas estão agora no facebook. A t-shirt com mais “likes” será reproduzida em tamanho grande e apresentada no dia dos namorados, no qual todas as t-shirts elaboradas serão expostas num estendal contra a violência no namoro.

Não deixe de ir ao facebook do projecto (facebook.com/entraemaccao) e de fazer o seu Like na T-shirt que quiser ver ampliada!