Promovido pelo IEBA, Centro de Iniciativas Empresariais e Sociais, reúne como parceiros a APAV, APPACDM, GRAAL, SOS Racismo, Não Te Prives e UMAR, integrados na Unidade Local de Análise de Imprensa.
O objectivo é promover a igualdade de género nos media e junto de jornalistas, através da monitorização de um conjunto de títulos da imprensa escrita portuguesa, do seu debate público, da criação de instrumentos de informação e sensibilização e organização de eventos sobre esta temática, em colaboração com os nossos parceiros.
Ao longo do projeto, que tem o apoio da CIG, as notícias que mais se destacam pela positiva ou negativa (no que diz respeito à desconstrução de estereótipos e assimetrias de género) são debatidas mensalmente, numa reunião que junta representantes de todas as entidades envolvidas. Também mensalmente, é produzido um Boletim.
A iniciativa engloba a monitorização em contínuo de nove títulos de imprensa regional e nacional (As Beiras, Diário de Coimbra, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Público; revistas Maria, Caras, Happy Woman e Men’s Health)
Iniciou-se em Setembro e irá até ao próximo mês de Junho.
Mais informações e links para os boletins informativos no Facebook MEDIA+Igual
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.