Nos dias 9 e 10 de Maio, realizou-se o Encontro Nacional do Banco de Tempo na Primavera, em Évora.
Para além da equipa coordenadora e de vários membros do Banco de Tempo de Évora, participaram neste Encontro representantes dos Bancos de Tempo de Abrantes, Quarteira, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Lousã e também dos Bancos de Tempo em constituição do Alvito e do Montijo.
Na sessão de trabalho, do dia 9, aprofundou-se a reflexão sobre o tema da Comunicação no Banco de Tempo e, em particular, sobre relação do Banco de Tempo com os Média, tendo enriquecido para esta reflexão a jornalista Sandra Sousa. Esta sessão enquadra-se no projecto Banco de Tempo Ativo: Reforçando Redes Sociais Comunitárias, desenvolvido em parceria com o CESIS e financiado pelo Programa Cidadania Ativa (Eeagrants/ Gulbenkian).
Ainda no dia 9, houve tempo para uma visita à simpática sede do Banco de Tempo de Évora, à qual se seguiu um jantar típico alentejano, preparado e servido pelo Grupo Cantares de Évora que, no final, os e as participantes tiveram o privilégio de ouvir cantar!
No dia 10 comemorou-se o Dia Mundial do Comércio Justo, no âmbito do Projecto “Banco de Tempo e Comércio Justo: Reforçando Outras Economias”, financiado pelo Camões IP e desenvolvido no contexto de uma parceria entre o Graal e o CIDAC.
Pelas 9h30 Deram as “boas-vindas” aos e às participantes o Vereador Eduardo Luciano, a Teresa Branco (Coordenação da Rede Nacional do Banco de Tempo) e a Alda Barreiros (Coordenação do Banco de Tempo de Évora). Seguiram-se as comunicações do Stèphane Laurent (CIDAC) sobre o Comércio Justo e as da Ana Fonseca e Cecília Fonseca (Universidade de Évora) que partilharam experiências e reflexões sobre a atividade da Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo, produção local e sobre o Banco de Terras.
Depois de uma Pausa Justa, um grupo animado, conduzido pelo Arquitecto Rodeia, professor da Universidade de Évora, visitou o encantador centro histórico da Cidade. O Encontro terminou com um piquenique oferecido pelo Banco de Tempo de Évora que acolheu este Encontro com uma atenção ínfima a todos os detalhes e uma enorme generosidade.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.