No final do ano de 2013, o Graal foi contactado pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social de Seia, denominado de CLDS + Sena (Solidariedade, Envolvimento e Novas Atitudes) no sentido de desenvolver duas acções de formação: uma para um grupo de mulheres desempregadas em termos de capacitação e treino de competências e outra para um grupo de jovens do ensino secundário sobre voluntariado, tanto numa perspectiva de desenvolvimento humano como de empreendedorismo social.
Neste momento já tiveram lugar as duas sessões da acção de formação com o grupo de jovens, onde a proposta de formação foi inspirada nas metodologias do Training for Transformation – Formação para a Transformação. Com um grupo de estudantes do Curso Profissional – Psicossocial com idades entre os 13 e os 16 anos, as acções decorreram nos dias 19 de Fevereiro e 12 de Março, com 18 participantes na primeira sessão (13 raparigas e 5 rapazes) e 13 na segunda (8 raparigas e 5 rapazes).
A primeira sessão pretendia essencialmente motivar os formandos para as questões relacionadas com o voluntariado, tentando por um lado perceber em conjunto o que é o voluntariado, definindo o conceito e recorrendo a casos práticos, fazendo o seu enquadramento normativo e reflectindo acerca das motivações para o voluntariado e do perfil do voluntário. Por outro lado, procedeu-se a um levantamento das necessidades locais, onde se identificaram os principais problemas que fazem parte da realidade do dia-a-dia daquela comunidade em particular. No fim foi lançado um desafio aos participantes: durante o intervalo entre a 1.ª e a 2.ª sessão, deveriam fazer, em grupos, um pequeno trabalho de campo (diagnóstico) no sentido de efectuar um levantamento das oportunidades de voluntariado existentes naquela localidade.
Na segunda sessão, depois da apresentação dos resultados do trabalho de campo realizado pelos alunos, deu-se início à reflexão prática de um dos problemas identificados (na sessão anterior) em Seia pelos jovens e consequente elaboração dos planos de acção. O problema seleccionado centrava-se na falta de convívio e de motivação dos jovens em Seia. No final foram sugeridas ideias como a realização de uma caminhada na comunidade local, programada pelos jovens, e a criação de grupo para realização de actividades extracurriculares na escola.
Esta experiência revelou-se muito positiva na medida em que os conteúdos foram compreendidos pelos jovens, assim como esclarecidos os conceitos relativos ao voluntariado. Consideramos que deveria ser dada continuidade ao que foi abordado nesta acção de formação, para que não se trate de uma acção pontual e limitada no tempo. É fundamental fazer um follow-up, sobretudo ao nível dos planos de acção elaborados pelos jovens, de forma a potenciar e valorizar a sua realização.
De momento, encontra-se em negociação a realização do segundo curso de formação, possivelmente com duração de uma semana, centrado num grupo de mulheres desempregas que vivem também naquela região.
Inês Prata
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.