Realizou-se no sábado, dia 7 de Junho, mais um Encontro “Comércio Justo e Consumo Responsável, podemos fazer a diferença?”, co-organizado pelo Graal, CIDAC e Agência do Banco de Tempo de Aveiro, inaugurada nesse mesmo dia.
Este Encontro, desenvolvido no âmbito do projecto “Banco de Tempo e Comércio Justo: Reforçando Outras Economias”, teve lugar numa sala ampla e luminosa do Centro Cultural de Esgueira, onde se reuniram cerca de 60 participantes, membros e elementos das equipas dinamizadoras dos Bancos de Tempo do Norte e Centro do País, vindos de Braga, Póvoa do Varzim, Foz do Douro, Ílhavo, Coimbra, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Valongo e Aveiro.
Depois das boas-vindas e das apresentações do projeto e dos participantes, desenvolveu-se o “jogo da cadeia do café” no qual os e as participantes assumiram o papel de diferentes atores de uma cadeira de produção e distribuição de café. O animado debate entre representantes dos grupos foi o ponto de partida para a comunicação de Stèphane Laurent que nos alertou para as injustiças do comércio internacional e apresentou o Comércio Justo: a sua história, princípios, objectivos e práticas.
Seguiu-se a intervenção de Elói Gomes, agricultor ligado à iniciativa PROVE, que falou da proposta e dos ganhos associados ao estabelecimento de uma relação de proximidade entre quem produz e quem consome.
Depois de uma Pausa Justa, tivemos connosco José João da Casa do Sal e a D. Preciosa da Terraplanta de Penacova ligados à Rede Colaborativa do Mondego. Falaram-nos das potencialidades das Redes Colaborativas de Produção Local que favorecem a colaboração entre ” nanoprodutores”. De uma forma muito concreta, explicaram-nos como colaboram uns com os outros, comprando e vendendo os produtos entre si, apoiando-se na distribuição.
Seguiu-se a inauguração da Agência do Banco de Tempo de Aveiro-Esgueira, com a casa cheia! Houve poesia sobre o tempo, intervenções da Presidente de Junta, Ângela Almeida, do Vereador da Câmara Municipal de Aveiro, Jorge Campino e de duas representantes do Graal. Seguiu-se a assinatura do protocolo de parceria e um Aveiro de Honra.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.