Encontro nacional do Banco de Tempo no outono

No dia 28 de Novembro de 2014, realizou-se o Encontro Nacional do Banco de Tempo no Outono, no Terraço do Graal, que reuniu 35 participantes.

Marcaram presença os Bancos de Tempo de Aveiro – Esgueira, Braga, Cascais, Coimbra, Évora, Funchal Lumiar, Portela, Quarteira, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Valongo, Funchal e Moura (em processo de constituição).

Houve espaço para a partilha de gratificações e também das dificuldades com que nos vamos confrontando no quotidiano do Banco de Tempo. Pensámos colectivamente as causas que subjazem à inércia de alguns membros em fazer pedidos e estratégias para dinamizar as trocas.

Em jeito de balanço, passámos em revista as atividades do projecto “Banco de Tempo e Comércio Justo: Reforçando Outras Economias”, financiado pelo Camões IP e desenvolvido no contexto de uma parceria entre o Graal e o CIDAC e perspectivámos o futuro deste projecto. Seleccionámos ainda os temas do Consumo Responsável que aprofundaremos na segunda fase do projecto.

Contou-se, neste Encontro, com a intervenção de Andreza Salgueiro que partilhou com o grupo a experiência de viver 1 ano, 11 dias, 1 hora e um minuto, com 1111 euros e muitas trocas!

Fazemos um balanço muito positivo deste Encontro que permitiu aprofundar o conhecimento mútuo e o reencontro das equipas dinamizadoras do Banco de Tempo. Foi também um espaço rico do ponto de vista da aprendizagem e da partilha de experiências.