Vamos tecendo o propósito deste projecto, anunciando e demonstrando que há possibilidades de usar novas formas de energia, tentando afirmar, na esperança, que novos estilos de vida são possíveis.
Vamos constatando a desinformação concertada e propositada sobre as possibilidades do uso de energias limpas, como o sol, o biogás, as marés, as eólicas…
Não será possível continuarmos com este modelo de consumo a que nos habituámos, cujo preço teimamos em ignorar: a morte gratuita de pessoas, destruição dos solos, das espécies, do ar e das águas-, causa principal e actual de guerras e conflitos…
SolGaia realizou, desde Maio, sessões em escolas, com grupos de escuteiros, com famílias.
O projeto dinamizou actividades de sensibilização, informação e questionamento através de demonstrações sobre o aproveitamento da energia solar adaptada, sobretudo, à cozinha.
Percorremos diversos espaços geográficos entre Coimbra, Golegã, Sintra, Oeiras, Madrid, Salamanca, 3 pueblos da serra de Francia, Idanha-a-Nova e Alcafozes, Pombal, Condeixa.
Participaram em oficinas 410 pessoas. Para além de portugueses, tivemos espanhóis, uma moçambicana e duas uruguaias.
Anima-nos a esperança renovada na fé de que podemos e devemos CUIDAR da TERRA, das PESSOAS e do AMBIENTE.
Propomo-nos mobilizar as consciências, introduzindo práticas alternativas inovadoras entre nós. Não somos novidade, pois a realidade mostra-nos países que se organizaram responsavelmente neste domínio. Temos os exemplos do norte da Europa, da América do Sul, na Índia e certas zonas da Ásia que têm apresentado soluções individuais, colectivas, sociais e urbanísticas.
Cremos e queremos contribuir para UMA NOVA TERRA,
PARA UMA MAIOR QUALIDADE DE VIDA ETICAMENTE RESPONSÁVEL
PARA UMA MAIOR SOLIDARIEDADE E CUIDADO PELA CRIAÇÃO QUE NOS FOI DADA !
Que HAJA A PAZ NA TERRA !
E NÓS SEJAMOS JÁ OS/AS QUE A CUMPRIMOS !
A propósito, já tem uma alternativa solar na sua casa/ no seu prédio???!!!
Dê um presente a si e à Terra e seja arauto de uma nova forma de ser e estar no Mundo!
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.