Nos dias 19 e 20 de Junho, realizou-se o Encontro Internacional do Banco de Tempo Cidadania e Igualdade, em São João da Madeira e Santa Maria da Feira, tendo sido co-organizado pelo Graal e pelas agências do Banco de Tempo em funcionamento naquelas cidades, com o apoio financeiro da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Fazemos um balanço muito positivo deste Encontro que reuniu, cerca de 90 participantes: pessoas ligadas a agências do Banco de Tempo de diversas partes do país, incluído de Ponta Delgada, e outras pessoas que quiseram participar neste Encontro onde se aprofundaram as temáticas da Igualdade e da Cidadania.
Na sessão de trabalho tivemos o privilégio de escutar diversas comunicações que trouxeram novidade e inspiração ao Banco de Tempo. Contámos com a intervenção de mulheres do Graal, de pessoas ligadas ao Banco de Tempo em Portugal, Espanha e Itália, bem como de investigadoras e peritas na área da Igualdade de Género e Cidadania.
Houve diversas manifestações artísticas ao longo do Encontro e inaugurou-se uma exposição com obras de artistas do Banco de Tempo onde foram apresentadas pinturas, fotografias colagens, rendas, bordados, tricot, olaria …
Este Encontro foi enriquecido com momentos culturais e conviviais, organizados pelas agências do Banco de Tempo de São João da Madeira e Santa Maria da Feira: os e as participantes puderam assistir à peça de teatro “Às Portas da História” (Universidade Sénior de Santa Maria da Feira) e visitar o Museu da Chapelaria, o Museu do Papel e o Castelo da Feira.
Os dois dias do Encontro terminaram com um piquenique oferecido pelos membros do Banco de Tempo, onde houve espaço para a poesia e para a música.
É grande a nossa satisfação com este Encontro que fica também marcado pelo entusiasmo, pela hospitalidade e pelo generoso empenho das pessoas ligadas às agências do Banco de Tempo que o acolheram.
Foi um espaço privilegiado de aprendizagem e uma oportunidade significativa para reforçar as relações entre as pessoas que, em Portugal e noutros países, estão comprometidas com esta iniciativa solidária e transformadora.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.