Encontro europeu do Graal (Golegã, 2015)

Entre os dias 1 e 7 de Agosto de 2015 realizou-se, no centro da Golegã, o Encontro Europeu do Graal, que teve como tema Blessing the space within, between and around us. O encontro contou com a presença de mais de 30 participantes. Além dos 6 países europeus (Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Suécia e Portugal) representados, estiveram ainda presentes duas participantes do Graal nos Estados Unidos, e um elemento da Equipa de Liderança Internacional. 
O Encontro, que se prolongou durante uma semana, contou momentos diversos de partilha, reflexão, silêncio, descanso e convívio. Entre os principais temas de debate, destacam-se: a leitura actual dos “Sinais do Tempos”; a “Diversidade religiosa e Diálogo inter-religioso”, e as questões associadas à “Migração” no contexto europeu. O encontro dedicou ainda algum tempo à análise e reflexão dos desafios e perspectivas do Graal na Europa para os próximos tempos.

Ton Bronwer, membro do Graal na Holanda há mais de 58 anos, partilhou connosco breves impressões acerca da experiência vivida neste encontro:


Desde que entrei para o Graal, em 1957, trabalhei durante 23 anos na África Oriental. De regresso aos Países Baixos, trabalhei no Tiltenberg [antigo centro do Graal] e aí tive a oportunidade de participar em diversos Encontros Europeus e Internacionais do Graal. Todavia, nunca tinha tido a oportunidade de estar no centro do Graal na Golegã. Quando, este ano, o convite para participar no Encontro Europeu chegou, fiquei feliz pois talvez esta tenha sido a minha primeira e última oportunidade de conhecer a Golegã. Outras quatro participantes do Graal quiseram juntar-se a mim. Como somos de idades diferentes e entrámos para o Graal em períodos distintos, reflectimos uma boa imagem da situação actual do Graal nos Países Baixos.
Tínhamos sido informadas como se chegava de comboio à Golegã a partir do aeroporto de Lisboa. No entanto, à chegada ao aeroporto, fomos surpreendidas com a recepção da Laura e da Bé. As nossas malas foram colocadas no carro, e enquanto a Laura acompanhou a Joke e Mineke na viagem de comboio, a Chris e eu fomos de carro para a Golegã, com a Bé.
Estava muito feliz quando entrei pela porta do Centro do Graal na Golegã. Como estava muito cansada, parecia que entrara num labirinto: havia tantos quartos, degraus, escadarias… Senti-me um pouco confusa mas as pessoas ajudaram-me. No dia seguinte, já me sentia em casa.
Gostei do programa. Todavia, precisaríamos de mais tempo para conhecer os projectos e acções do Graal em cada país europeu. Foi bom reencontrar muitas velhas amigas, que conheci outrora noutros encontros. Aprendemos tanto umas das outras.
Apreciei as refeições agradáveis que foram tão bem preparadas, com a fruta e os vegetais do próprio quintal. Agradeço a todas as mulheres que fizeram deste encontro um sucesso.
Mais tempo ficasse, mais nova me sentiria…

Ton Bronwer