Uma das sessões do programa internacional do Graal “Sacred Activism”, que teve lugar em Cornwell (EUA) no passado mês de Julho, foi dedicada às questões das raparigas. A sessão, facilitada por duas participantes do Graal, Abida Jamal (Moçambique) e Mary Kay Louchart (EUA), conduziu as participantes a comprometerem-se com a realização de uma actividade a propósito do Dia Internacional da Rapariga nos respectivos países.
O Dia Internacional da Rapariga, celebrado a 11 de Outubro, foi declarado pelas Nações Unidas a 19 de Dezembro de 2011. A celebração deste dia procura, sobretudo, alertar o mundo para as desigualdades e problemas que as jovens adolescentes enfrentam nos seus contextos.
O Graal, nos respectivos países, procurou celebrar este dia promovendo variadas iniciativas:
África do Sul: Organização de um workshop para celebrar o Dia da Rapariga, dedicado ao desenvolvimento sustentável:“A aposta nas raparigas hoje fará um amanhã mais próspero”
Austrália: Celebração do dia através de um projecto de educação sanitária para adolescentes, junto da comunidade local;
Brasil: Criação e divulgação de cartazes a propósito do Dia Internacional da Rapariga;
Equador: Realização de um encontro para jovens adolescentes, com exercício e partilha de refeição;
Estados Unidos da América: Lançamento de uma campanha digital a propósito do Dia da Rapariga, com o tema “Qual é o teu sonho para o mundo?”. Criação e disseminação de um flyer.
México: Realização de um encontro com raparigas para partilha de experiências pessoais;
Moçambique: Lançamento de uma campanha de 11 dias alertando para a importância de dar voz às raparigas e respeitar os seus direitos. Organização de encontros nas escolas e paróquias para divulgação do Dia Internacional da Rapariga. Celebração do dia 11 de Outubro nas cidades de Maputo e na Beira.
Papua Nova Guiné: Organização de um dia aberto na escola, com enfoque para os problemas que as raparigas enfrentam e com a promoção de um concurso musical.
Portugal: Realização de um encontro no Funchal, promovido pelo Grupo Girl Effect Madeira, para celebrar o dia 11 de Outubro, lançando o debate sobre vários tópicos que afectam as raparigas naquele contexto: bullying, educação sexual e escolhas académicas.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.