O regresso do Grailrail e o novo rumo das girls

Regressámos do Grail Rail, viagem à descoberta dos centros do Graal na Europa que realizámos entre 24 e 31 de Agosto, cheias de histórias para contar!

Na Holanda, fomos recebidas pela Ine Van Emmerick no centro do Graal em Utrecht, num simpático apartamento reservado às visitas. Fomos convidadas para almoçar com um grupo de mulheres do Graal de quem ouvimos testemunhos inspiradores na primeira pessoa, assim como histórias acerca do centro de Tiltenberg, o primeiro centro do Graal na Europa, situado nos arredores da cidade de Harlem e que também tivemos oportunidade de visitar – na última década, a casa foi vendida e convertida num Seminário, no entanto, a presença do Graal ainda se faz notar seja pelos mosaicos coloridos do pavimento, pelo círculo de sepulturas de mulheres do Graal que se encontram no bosque da casa ou simplesmente no próprio ambiente, no ar que se respira e na energia envolvente. Visitámos também Amesterdão e Utrecht, onde fomos surpreendidas pela presença de milhares de bicicletas e maravilhadas pela beleza dos edifícios e dos canais tão típicos da Holanda.

Em Ingolstadt fomos acolhidas pela Gunda Dirauf e pela Gertrude Karlstetter. Nesta pequena cidade do Sul da Alemanha descobrimos pequenos tesouros turísticos, como a Igreja Maria de Vitória de Asam com um espetacular teto pintado numa técnica que mistura cor, movimento e a ilusão de ótica 3D. Em Munique, visitámos vários pontos emblemáticos da cidade como Marienplatz, a Catedral, a Torre da Igreja de S. Pedro e o Jardim Inglês e deliciámo-nos almoçando num restaurante  bávaro, típico do Sul da Alemanha. Houve ainda tempo para uma visita ao campo de concentração de Dachau, onde existe um convento de Carmelitas com um cemitério privado onde se encontra sepultada uma antiga presidente do Graal.

Foram dias muito preenchidos mas muito ricos, que ficarão gravados nas nossas memórias com carinho e gratidão, não só pelos sítios incríveis que visitámos mas também (e especialmente) pelas pessoas que tivemos oportunidade de conhecer e com quem partilhámos momentos fantásticos.

Com o fim desta viagem chegou o início de uma outra: durante os últimos meses, refletimos em grupo sobre o destino do Girl Effect e concluímos que não há, neste momento, condições para a continuidade do projeto. Estes últimos anos foram, para todas e para cada uma, um período em que crescemos e aprendemos muito. Nesse sentido, decidimos procurar outros caminhos, iniciando uma nova etapa, uma nova viagem, onde pretendemos continuar a desenvolver e aplicar o que começamos no Girl Effect.

Despedimo-nos, assim, não com um “adeus”, mas com um “vemo-nos por aí” e guardando todas estas experiências com a esperança de que nos ajudem a contribuir para a construção de um mundo melhor.


Aqui estão algumas das muitas imagens que guardaremos deste GrailRail.