Comemorações do dia mundial do comércio justo em Évora e na Portela

Na semana passada, realizaram-se duas Comemorações do dia Mundial do Comércio Justo, no âmbito do projeto Banco de Tempo e Comércio Justo: Reforçando Outras Economias.

Uma das comemorações realizou-se no passado dia 29 de novembro, no Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora, pelas 14.30h. Um grupo de 10 pessoas participou numa ação dinamizada pela Marta Varela. A sessão teve início com a projeção do vídeo “Do Campo para a Mesa”, à qual se seguiu a partilha de algumas reflexões críticas da facilitadora sobre o Consumo Responsável. No final da apresentação, foi aberto um debate. O balanço da sessão é muito positivo e é nossa expectativa que todos façam o que uma das participantes verbalizou :“vou ter em atenção essas preocupações”.
 

A outra comemoração, realizou-se nessa mesma semana, na Portela, nas instalações do Banco de Tempo, na Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, houve uma sessão sobre o «Comércio Justo» que esteve a cargo do Stèphane Laurent, do CIDAC e da Teresa Maria Branco, Coordenadora do Banco Central.

A apresentação, apoiada pelas imagens do filme «Do campo para a mesa», suscitou grande interesse por parte da vasta audiência que no final quis saber pormenores sobre o cabaz mensal, que pode ser adquirido no CIDAC, inquirindo sobre a possibilidade de entregas na Portela.

Neste Encontro, procedeu-se à venda de diversos produtos havendo ainda lugar para um chá aromático a acompanhar os delicados biscoitos do «Comércio Justo» que foram muito apreciados!