O Map – Angola, pela voz de um participante no Luena (Angola)

Esta semana partilhamos testemunhos do grupo de formação do Luena, acerca da importância da formação de Liderança e Desenvolvimento Comunitário – aquando da visita e continuidade à formação, dada em Outubro 2015.

José Manassés, formado em Economia, é atualmente professor de Organização e Administração de Empresas no Lwena, e chefe escutista do agrupamento de Nossa Senhora das Vitórias. O José descreve-nos o impacto das ferramentas de desenvolvimento comunitário que aprendeu junto da sua Comunidade:

“Desde que comecei a estudar e aplicar a Metodologia de Paulo Freire [ferramenta dada na formação], confesso que consegui minimizar de modo surpreendente as minhas dificuldades. Na primeira fase do curso fiz um trabalho de campo com a minha comunidade (estudantes) e aprendi, sobretudo, a saber escutar algo que transcurava pois, num ambiente normal de aulas, eu sou quem mais fala. Naquele dia parecia uma orquestra onde eles eram os principais protagonistas. (…) Depois de uma discussão saudável fomos seguindo os passos até construirmos a nossa árvore de problemas. (…) Eles estavam admirados com o resultado final pois naquele dia olhavam sem “nebulosidades”. Foi emocionante ouvir deles «Obrigado por nos terem mostrado a luz da caverna»”.

O projeto MAP – Angola é promovido pelo Graal em Portugal em parceria com a Diocese do Luena, a ONGD Leigos para o Desenvolvimento e a Paróquia de São José da Caponte/Promaica (Lobito); é co-financiado pelo Instituto Camões, IP e apoiado pela empresa angolana SOMOIL.