O grupo Girl Effect de Coimbra assinalou o Dia Internacional das Raparigas na véspera da efeméride, dia 10 de outubro, na Casa da Esquina, espaço da associação com o mesmo nome, onde o Graal dispõe de uma sala.
O encontro incluiu uma sessão de cinema. As quinze pessoas presentes viram o filme “A flor do deserto” (Desert Flower, de Sherry Horman, 2009), baseado numa autobiografia de Waris Dirie, uma rapariga somali que, aos 13 anos, fugiu do casamento com um homem de 60 anos e chegou com ajuda de parentes a Londres onde se tornou numa voz importante na luta contra a excisão chegando mesmo a embaixadora da ONU. Depois do visionamento do filme, houve uma conversa sobre a condição das raparigas e sobre os sonhos de cada uma.
Para este iniciativa, as Girls fizeram cartazes e flyers de divulgação onde constavam dados recentes relativos ao casamento infanto-juvenil, à violência sobre as raparigas e outras desigualdades.
Nas paredes da sala que acolheu este momento, as Girls exposeram textos e fotos de raparigas que se destacaram na luta pelos Direitos Humanos. Houve pipocas e sumo e, à meia noite, brindou-se ao Dia Internacional das Raparigas, à Igualdade de Género.
Foi um serão com cultura e informação, de fortalecimento mútuo e de celebração. As nossas Girls são fantásticas e estão de parabéns neste Dia Internacional das Raparigas!
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.