No âmbito do Roteiro “Cidadania em Portugal”, da iniciativa da Associação Animar e com o apoio da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, realizou se o no dia 27 de Outubro na CM de Lisboa o workshop “Promover a Qualidade de Vida pela Igualdade de Género”, através da metodologia da aprendizagem pela conversa.
A Associação ESPAÇOS – Projetos Alternativos de Mulheres e Homens foi a entidade proponente; foram entidades parceiras o Graal, a Fundação Cuidar O Futuro e a Câmara Municipal de Lisboa.
O workshop foi dinamizado por Cláudia Múrias (Espaços) e Marijke de Koning (Graal). Participaram no workshops 18 pessoas, profissionais de intervenção social, comunitária e educativa, oriundas de várias associações e da CM.
Partiu-se do pensamento Maria de Lourdes Pintasilgo com vários textos de apoio sobre a Qualidade de Vida, extraídos entre outros do relatório Cuidar o futuro: Um programa radical para viver melhor. Lisboa: Trinova Editora (ICPQL, 1998).
A qualidade de vida baseia-se na “fruição garantida e tranquila da saúde e da educação, da alimentação adequada e da habitação, de um ambiente estável e saudável, da equidade, da igualdade entre os sexos, da participação nas responsabilidades da vida de todos os dias, da dignidade e da segurança”, sendo também fundamental para a qualidade de vida a fruição das necessidades psicológicas de amor, compreensão, apoio, confiança e cuidado (ICPQL, 1998: 75).
As publicações Lideranças Partilhadas e Caderno de Trabalho, editados pela Fundação Cuidar O Futuro, de onde foram extraídos mais textos de apoio para o workshop, integram o centro de recursos “móvel” do Roteiro “Cidadania em Portugal”.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.