A violência, em todas as suas vertentes, continua a ser um flagelo que atinge cada vez mais raparigas e mulheres em todo o mundo, tratando-se claramente de uma violação dos Direitos Humanos. No dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres tal como aconteceu em edições anteriores, o Graal juntou-se a outras organizações da sociedade civil, e marcou presença nas Marchas pelo Fim da Violência contra as Mulheres em Lisboa e em Coimbra.
Em Lisboa, a marcha decorreu a passo lento, iniciou na Praça do Comércio, percorrendo depois a Rua Augusta até ao Rossio. É de salientar a forte afluência por parte de populares, de organizações da sociedade civil e de representantes do governo. Terminou com a leitura partilhada de um manifesto que alerta para as ações, medidas e iniciativas que devem ser tomadas para a erradicação da violência contra as raparigas e mulheres.
Em Coimbra a Marcha pelo fim das violências machistas começou na Universidade, passou pela Praça da República e terminou na Praça 8 de Maio. Aí foram colocadas “Instalações com histórias de mulheres”, com a apresentação de um mapa dos femicídios em Portugal e foi realizado um teatro Fórum – com a participação de uma Girl, do projeto Girl Effect do Graal.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.