No dia 12 de Dezembro de 2016 realizou-se, no Terraço do Graal, em Lisboa, o Encontro Nacional do Banco de Tempo no Outono.
Participaram 40 pessoas, representando 13 Agências do Banco de Tempo em Portugal: Santa Maria de Braga, Canelas, Cascais, Coimbra, Évora, Foz do Douro, Lousã, Lumiar, Moura, Póvoa de Varzim, Quarteira, Santa Maria da Feira e São João da Madeira. Este Encontro bastante participado propiciou a criação de um espaço de reflexão e de partilha bastante alargado e enriquecedor!
Durante o Encontro foi feito o balanço do ano de 2016, quer por cada uma das Agências, quer pelo Banco Central: tendo-se partilhado momentos marcantes, vivências positivas, mas também preocupações e dificuldades experienciadas.
Trabalhou-se também na construção coletiva de um referencial para a entrevista de acolhimento a novos membros, tendo-se partilhado, em grupos, experiências e pontos de vista relativamente ao sentido e ao processo de condução da entrevista de acolhimento.
Aprofundou-se ainda o tema da comunicação, com o apoio de César Neto, professor na Escola Superior de Comunicação Social e responsável pela comunicação da Plataforma Portuguesa das ONGD, que orientou uma conversa interessante, útil e viva em torno do tema “princípios básicos da comunicação: cuidados e boas práticas”.
As avaliações dos e das participantes sublinham o interesse dos temas focados, valorizam a partilha de experiências, as metodologias e o clima relacional positivo. Acompanhamos estas avaliações e reforçamos a nossa convicção da importância destes Encontros Nacionais bianuais que fomentam aprendizagens e relações significativas e acrescentam sentido a este nosso investimento coletivo no Banco de Tempo!
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.