No dia 14 de Dezembro, em Coimbra, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, em cooperação com as suas organizações membro da Região Centro, o Graal, a Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), a Akto – Direitos Humanos e Democracia, a CooLabora e a Associação de Mulheres Séc. XXI, realizaram o seminário “Feminismos no Centro – Conhecer e agir nos territórios”.
O principal objetivo deste seminário, totalmente cumprido, foi o lançamento do projeto “Feminismos no Centro – Capacitação e Mobilização para a Igualdade entre Mulheres e Homens” envolvendo os vários intervenientes locais envolvidos na implementação, presente e futura, da igualdade ao nível local.
Para além da apresentação do projeto, o seminário contou ainda com um painel denominado “Agenda 2030 – Cidade 50/50: do global para o local” com a comunicação Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, HABITAT III e Cidades Feministas (PpDM) e “O mainstreaming de género ao nível local: princípios e metodologias”/CES) e uma Mesa Redonda denominada “O projeto Feminismos no Centro e a sua relação com a territorialização das políticas para a igualdade na região Centro” com representantes do Graal, Associação Mulher Séc. XXI, Fundação ADFP e as Câmaras Municipais de Leiria, Covilhã, Abrantes e Figueira da Foz. Estes dois momentos foram seguidos de debates muito ricos e participados, moderados pelas representantes da Akto e da APEM. As mesas de abertura e de encerramento contaram com as participações da PpDM, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC, da Câmara Municipal de Coimbra e da COOlabora.
A acompanhar a diversidade e abundância de participantes, houve uma grande riqueza na partilha de experiências e boas práticas tendo sido criadas sinergias que irão trazer mais-valias não só ao projeto – a que o Graal se associa com muito empenho – mas também a cada entidade e território envolvidos.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.