Desloquei-me ao Equador entre 13 de Fevereiro e 4 de Março para participar, enquanto membro da equipa de formação (com Rosa Aurora Espinosa e Silvani Valentim) no 3º Programa de Formação para o Graal destinado à América Central e do Sul. Os dois programas anteriores realizaram-se na África do Sul (Julho de 2016) e Golegã (Outubro de 2016), este último dirigido a membros dos Estados Unidos, Europa e Austrália.
Três jovens membros dos EU, falantes do espanhol, puderam participar. Na impossibilidade de ter estado no Programa na Africa do Sul, Angola mandou duas representantes ao Equador como observadoras. O Equador e as Honduras são considerados “países emergentes”. Os outros países participantes foram: Paraguai, México, Brasil e os EU, num total de cerca de 25 pessoas.
O programa destinava-se a introduzir no Graal algumas participantes mais recentes, proporcionando-lhes uma rica experiência internacional em grupo, aprofundando o Graal. Foram usados alguns dos documentos também utilizados em Angola, discutidos e aprofundados de formas críticas e criativas. Cada equipa participante fez uma intervenção sobre o seu país e o Graal nesse mesmo país. Fizeram-se orações/místicas todas as manhãs, lindíssimas e cheias de significado, consideradas pelas participantes, na avaliação final, como um momento alto. Trabalharam-se metodologias de formação e para a formação. E houve muita festa, alegria, beleza, movimento e expressividade, tão características das culturas latino-americanas.
Pela minha parte, “senti” que o futuro do Graal passará necessariamente por estes países e, por isso, chamei à crónica desta viagem “Cosa más linda!”
Teresa Vasconcelos (Ticha)
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.