Exposição "NAMORArte" na Chamusca

iniciámos, no dia 8 de março, na Escola Básica e Secundária da Chamusca, a itinerância da exposição “NAMORArte por relação igualitárias e livres de violência”.  A inauguração da exposição teve início com um inspirador momento musical: ouvimos um tema inédito que nos fala de relações amorosas “difíceis”, interpretado por 2 guitarritas, 1 violinista e 3 vozes femininas.

Num segundo momento, o entusiasta grupo do NAMORArte da Chamusca apresentou os trabalhos que compõem a exposição: (1) um conjunto de posters com fotografias a preto e branco e mensagens que apelam ao fim da violência e à tomada de consciência das suas consequências; (2) Bandas Desenhadas que apresentam conversas entre jovens na sequência de um episódio violento e (3)  5 trabalhos impactantes que nos fazem pensar na gravidade do problema, elaborados, colaborativamente, por estudantes, com o apoio de docentes da área das artes, da Escola Básica e Secundária da Chamusca; da Escola Mestre Martins Correia (Golegã) e da Escola Secundária de Ponte de Sor.

Foram também visionados vídeos curtos de sensibilização desenvolvidos no âmbito do NAMORArte e sussurradas mensagens relacionadas com o tema da violência no namoro, fazendo uso de longos tubos de papel coloridos (sussuradores).

Várias turmas passaram pelo auditório e usufruíram de visitas guiadas por jovens do NAMORArte. As reações foram muito positivas e estimulantes!

A exposição estará patente até ao dia 16 de março e será acolhida no dia 19 de março na Escola Mestre Martins Correia, na Golegã.