Oficina da Roda das Raparigas na Madeira

Na semana de 25 a 29 de Março, realizou-se a oficina “Roda das Raparigas”, no âmbito de uma parceria entre o Graal e a Segurança Social da Madeira e com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Durante esta semana, várias raparigas envolvidas em projetos do Graal, nomeadamente, o GirlEffect e o Namorarte, reuniram-se na ilha da Madeira com raparigas dos 4 centros comunitários da Segurança Social da RAM onde partilharam as suas experiências, trocaram ideias e, através da dança, do teatro e de pequenos grupos de reflexão, trabalharam questões importantes tais como a violência no namoro, a diferença entre sexo e género, o significado de feminismo, a violência de género, entre outras questões relacionadas.

Todos os grupos tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos e atividades que tem vindo a desenvolver, tendo este encontro sido extremamente importante para o empoderamento das jovens participantes e para a continuação da sua formação pessoal a vários níveis.

Além da formação e das dinâmicas realizadas pelas técnicas, houve ainda muitos momentos de convívio, o que foi importante para o conhecimento mútuo, também para dar a conhecer a cultura madeirense e as realidades culturais das do continente, para se estabelecer contactos e conhecer um pouco da ilha. Além disso, houve, no primeiro dia, uma sessão de abertura com várias convidadas especiais que contou com a presença de jovens dos respetivos centros comunitários. Houve também uma festa de encerramento, no último dia, onde foram partilhadas as diferentes experiências de três das jovens da Madeira e do Continente que participaram no CSW (Comissão sobre o Estatuto da Mulher).

Esta oficina contou com a participação de 18 jovens raparigas e com o acompanhamento de 5 técnicas.