Da economia do cuidado à economia púrpura

No dia 5 de maio, na Casa da Esquina em Coimbra,  realizou-se a sessão informativa “Da economia do Cuidado à Economia Púrpura”, uma iniciativa no âmbito do projeto “Feminismos no Centro”. Foi uma sessão promovida pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres em colaboração com o Graal, a Associação Mulher Séc. XXI, a APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, a CooLabora e a Fundação ADFP, que contou com a participação de Ana Sofia Fernandes (PpDM), Lina Coelho (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra /CES) e José Soeiro (Bloco de Esquerda). A moderação esteve a cargo de Ana Costa, do Graal.

De acordo com as responsáveis pela organização deste evento, “Cuidar e ser cuidada/o é uma das experiências emocionais centrais das nossas vidas. No entanto, a maior parte das atividades do cuidado ainda recaem sobre apenas as mulheres. A Economia Púrpura apela à construção de uma economia do cuidado que garanta às mulheres e aos homens o direito a um trabalho dignamente remunerado e compatível com as suas responsabilidades cuidadoras.”

Nesta sessão, para além da reflexão e apresentação da brochura do projeto n.6 “Economia Púrpura”, debateu-se a apresentação dos projetos-lei sobre cuidadores/as em curso na Assembleia da República.