Exposição agir contra (a violência doméstica)

A Casa da Esquina e o GRAAL convidaram a artista Carolina Maria a dar continuidade ao projeto Agir Contra (a violência doméstica), iniciado aquando da elaboração da sua tese de Mestrado de Desenho na FBAUL, através de uma residência artística inserida na Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

A exposição com os trabalhos resultantes desta residência artística foi inaugurada no dia 24 de março, pelas 16h30, na Casa da Esquina. Este momento foi pretexto para uma participada conversa sobre a temática da violência doméstica, que contou com a participação da artista e de representantes de diversas entidades (Ergue-Te, CAOJ, Mulheres Século XXI, Cáritas e UMAR) assim como de outras pessoas com trabalho desenvolvido nesta área, entre as quais Sara Jobard, actriz e encenadora da peça “Inside”.

Agir Contra

12, 450 processos; 21,315 crimes; 9347 vítimas, 5,226 das quais são mulheres – estes são alguns dos números estatísticos relacionados com os crimes domésticos em 2016. Foi com estes dados e tendo em conta o tema da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, “As Casas”, que se desafiou a ilustradora Carolina Maria a dar continuidade ao projeto Agir Contra. De uma residência artística resulta um conjunto de ilustrações que chamam a atenção para a violência doméstica, que estão disponíveis para impressão livre na página http://www.carolinamaria.pt/Agir-Contra.

A residência proposta foi um local de criação de novos materiais e que culminaram numa exposição da artista com um conceito inovador: “leve a exposição para casa”, com um sistema que possibilita que as obras a sejam levadas por quem visita a exposição. Está patente até dia 30 de maio na Casa da Esquina, R. Aires de Campos 6, Coimbra, de 2ª a sábado.