Há vários anos que a tradição se repete. O Graal leva à Comissão Sobre o Estatuto da Mulher (CSW) jovens mulheres e raparigas para que possam, por um lado, partilhar os seus problemas e necessidades e, por outro, aprender sobre novas temáticas. Este ano não foi exceção e uma das enviadas partilhou a sua experiência no passado dia 11, na Casa da Esquina, num encontro inserido no âmbito da Roda das Raparigas (apoio CIG).
Pouco passava das 18h30 minutos quando a sessão “Girl Effect na ONU” se iniciou. Perante uma sala cheia, coube a Ana Costa a tarefa de introduzir o projeto Girl Effect e os objetivos que motivaram o Graal a levar jovens mulheres ao CSW. Após a abertura, Sofia Moreira – uma das duas jovens enviadas deste ano – partilhou a sua experiência. Ainda com as memórias presentes, partilhou com o público que seria difícil “transpor para palavras” tudo aquilo que viveu nas duas semanas em que esteve nos Estados Unidos da América. Mais do que recordar os momentos, Sofia recordou as pessoas que, segundo ela, “fizeram esta experiência ser incrível”.
No fim do testemunho, houve ainda tempo para a partilha das experiências de Ana Barata e Mónica Freitas, enviadas no ano passado e também membros do grupo Girl Effect. O espaço abriu-se, então, para as perguntas do público, que surgiram em várias formas.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.