Encontro mulheres teologia e mística

No Centro Nacional do Graal na Golegã, entre os dias 23 e 27 de julho, teve lugar a oitava edição do programa Mulheres Teologia e Mística. O tema geral do programa era “A escadaria de Jacó: não te deixarei partir enquanto não me abençoares” (Gn 32, 27). “A experiência de Jacó, a visão da escada, a luta desigual, o imperativo de um Nome, de uma bênção, foram o mote para os cinco dias de estudo e recreação (…). Espiritualidade e Teologia na voz e na experiência de mulheres, porque Deus se diz a partir do existencial concreto, do lugar que somos e habitamos. As escadas como evocação da procura infinita, da inquietação primeira e das marcas na carne deixadas por um Deus que nunca se cansa de nós”.

Participaram no programa cerca de 20 pessoas, incluindo duas mulheres do grupo do Graal do Paraguai e uma do Brasil. Como pessoas de recurso, tivemos uma teóloga portuguesa, que tratou o tema Dinâmicas do desejo e procura espiritual no mundo atual; uma investigadora e filósofa espanhola que desenvolveu o tópico Experiências religiosas extraordinárias no cristianismo das origens; uma investigadora de Física Teórica, que falou sobre As nossas lutas com Deus: uma conversa frente a frente; uma doutoranda em Teologia, que falou sobre O que tem a Teologia a ver com a política.
Os dias começaram sempre com um momento de oração e, ao final da tarde, houve oficinas de relaxamento como “Body / Mind” e a construção de “Origami e Mandalas”.