A Golegã acolheu, nos dias 12 e 13 de setembro, o Encontro XL do projeto NAMORArte que foi “XL” em energia, entusiasmo, participação, criatividade e ideais partilhados entre um grupo de cerca de 70 participantes.
O Encontro teve início com uma sessão de abertura, no auditório Eng. Ricardo Magalhães, no edifício Equuspolis. O grupo de jovens de Ponte de Sor apresentou um sketch com diálogos sobre a violência no namoro.
Pudemos depois ouvir a intervenção de Ana Oom, membro do Conselho Coordenador do Graal, de José Veiga Maltez, Presidente da Câmara da Golegã e de Bernardo Sousa, Coordenador da Estrutura Missão para a Igualdade de Género, em representação da Presidente da CIG. Foram unânimes as afirmações de relevância social das causas da igualdade e da não-violência e foram deixados agradecimentos vários a quem apoiou o projeto e o Encontro XL.
De seguida, revisitámos o NAMORArte: fez-se um balanço dos resultados, projetaram-se fotografias de momentos significativos e ouviram-se testemunhos de jovens que participaram ativamente no projeto (da Catarina Montargil e Fábio Yu Chen, da Chamusca; do Ângelo Varela e da Andreia Varela, de Montargil/Ponte de Sor; da Ana Luísa Ferreira e Inês Sousa, da Golegã) e das docentes Hercília Silva, que leu um texto de Alda Beja da Escola Básica e Secundária da Chamusca, Fernanda Silva da Escola Mestre Martins Correia da Golegã e Rosária Campos da Escola Secundária de Ponte de Sor.
Elsa Nogueira apresentou a publicação “Namorar sem violência: guia prático” e o palco do auditório foi então entregue à Tartaruga Falante, uma associação portuense que através do teatro do oprimido suscita reflexões transformadoras! Três atrizes e um ator trouxeram-nos o tema do assédio sexual e a participação do grupo, desencadeada por esta proposta, foi bastante significativa e foi surpreendente o desempenho dos novos atores e atrizes que emergiram do grupo.
À noite, houve tempo para conversar e para experienciar diversas (e animadas) dinâmicas de grupo.
Ainda no dia 12 e ao longo do dia 13, entre o centro do Graal da Golegã e o edifício Equuspolis, o grupo (dividido em 2) teve a oportunidade de participar num peddy paper sobre a condição das mulheres e meninas no mundo, organizado pelo Grupo Girl Effect – Coimbra e num workshop sobre ciberviolência no namoro, desenvolvido por um grupo de raparigas ligadas ao projeto Entra em Acção. Houve ainda um workshop orientado pela contadora de histórias Cláudia Fonseca, com um conto, música e dança, e uma visita aos museus mestre Martins Correia e Equus virtual. O Encontro terminou onde começou, no edifício Equuspolis, com a partilha de um lanche e com a energizante atuação dos Rufos Lusitanos.
E foi assim o Encontro XL que marca o final do NAMORArte, mas também o início de novas dinâmicas, porque foi incubadora de ideias para desenvolvermos colaborativamente no futuro. Estejam atentos/as ao pós-XL!
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.