A primeira Oficina Residencial do projeto (n)amor decorreu nos dias 5 e 6 de Outubro, no Centro do Graal da Golegã. Através de diferentes tipos de iniciativas, pretende-se com este projeto a mobilização de jovens em idade escolar para a prevenção e combate à violência no namoro .
Nesta primeira Oficina (n)amor, participaram 20 jovens de 3 escolas Secundárias de Coimbra, 2 professoras do Colégio São Teotónio e 5 jovens do Ensino Superior dando, assim, início a um processo coletivo de tomada de consciência e de definição de ações em face do problema das desigualdades de género e da violência no namoro.
Foram dois dias de amizade, energia e a boa disposição em que, com recurso a metodologias ativas, se começou a preparar as iniciativas deste ano letivo em termos de conteúdos e forma. Relativamente a conteúdos, destacaram-se as questões da desigualdade de género e a sua relação com a violência nas relações de intimidade, do reconhecimento de comportamentos abusivos e das causas e consequências da violência no namoro. Foi igualmente trabalhada a identificação de estratégias e recursos para lidar adequadamente com situações de violência no namoro.
Relativamente à forma, a educação de pares foi a metodologia utilizada nas dinâmicas propostas pela Ana B., a Ana G. e a Maria João, do Girl Effect Coimbra, e pela Elsa, o Luís e o Rafael, do projeto Entra em Ação/ NAMORArte. A perspetivação de iniciativas e campanhas “artísticas” futuras contou com o apoio experiente da Sandra, da Casa da Esquina.
Para concretizar todas as boas ideias nascidas nesta Oficina, teremos, em Coimbra, durante as Férias de Natal, 3 dias – de 17 a 19 de Dezembro – com Ateliers Artísticos de ilustração/design, vídeo e outras “artes”.
APOIO
O website do Graal foi desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Cidadãos Ativ@s.